quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pranayama



Pranayama
é a expansão da bionergia através de práticas respiratórias. Pranayama é uma palavra sânscrita que significa respiratório.

Prana é a fonte de energia, o substrato universal. Prana é um energia invisivel e sutil. Ela é a força vital que preserva o corpo. Ela é o fator que conecta o corpo a mente. Ela é a ligação entre corpo e mente. O corpo é a mente não tem conecções diretas.

O Pranayama é o conhecimento e o controle do Prana.

A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Controlando esse movimento, que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Ou seja, controlando o prana, podemos interromper a mente e fazer emergir o estado de serenidade.

___

- As principais técnicas do Pranayama:

O melhor momento do dia para se praticar os pranayamas é no período da manhã, após o alvorecer - o sol da manhã tem alta concentração de prana. As práticas devem ser diárias e devem durar ao menos 15 minutos. Devemos atuar com propósito e regularidade, praticando sempre à mesma hora e na mesma posição.

O olhar deve estar focado em um ponto, de forma a manter a mente concentrada e evitar a distração com algum objeto externo. A uniformidade da respiração fará a mente entrar em um estado de serenidade.


- Os principais Pranayamas são:

• Ujjayi Pranayama • Bhastrika Pranayama • Kapalabhati Sama Vritti Pranayama • Visama Vrtti Pranayama

A escolha de um tipo de ritmo de respiração fortalece o sistema respiratório, acalma o sistema nervoso e reduz a ansiedade. A mente liberta-se e torna-se apta para a concentração.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails