sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pranayamas - Kumbhaka (pranayama ritmado)



a) Kumbhaka (pranayama ritmado)

Respiração ritmada é o exercício que se segue naturalmente ao de puraka (inspiração) ou rechaka (expiração) completas.

O kumbhaka, ou suspensão do ar (apnéia voluntária) e com ritmo. Em outras palavras, o presente exercício consiste em ritmicamente inspirar, prender o ar nos pulmões e expirar, recomeçando novo ciclo.

Sentado ou em pé, olhos fechados, depois da limpeza dos pulmões, inicie o puraka (inspiração), contando mentalmente (você estabelece o ritmo). Depois de ter os pulmões cheios de ar, conte 4x ritmo da inspiração. Deposi comece o rechaka (expiração), que se completará quando você tiver contando 2x o tempo utilizado na inspiração. Depois de esvaziados os pulmões, reinicie a inspiração. Exemplificando: inspire, contando até 4; prenda o ar, contando até 16, e expire contando até 8. Há também a kumbhaka com os pulmões vazios.

Você precisa escolher uma certa unidade de tempo para que possa ter alguma significação esta contagem 4 - 16 - 8. Melhor do que tudo será o ritmo de seu próprio pulso. Segurando-o com a outra mão, sentirá que ele bate e, a cada batida, conte; um, dois, três...


- Observações

1. Não precisa ser no ritmo 4-16-8; poderá ser qualquer outro ritmo, contanto que obedeça à proporção de 1 para puraka, 4 para kumbhaka e 2 para rechaka. Escolha o melhor para você, contanto que venha a evitar violência, sufocações, sacudidelas e fadigas. Comece com um puraka mais curto, para ir graditivamente aumentando. Evite, no principio, kumbhaka com pulmões vazios.

2. Se não é perfeito o estado do coração, não convém reter a respiração por mais de trinta e dois segundos. É a opinião do autorizado Yesudian.


- Efeito terapêutico:

Equilíbrio das correntes HA e THA, com a conseqüente tranquilização do sistema nervoso e do ritmo cardíaco.


- Efeito psíquico:

Calma e desenvolvimento da força de vontade. Harmonização consigo mesmo e com o universo.


Fonte: trecho extraído do livro "Auto Perfeição com o Hatha Yoga - Hermógenes - Editora Record

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails