terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Respiração Deve Ser Nasal


A RESPIRAÇÃO DEVE SER NASAL

Dos mamíferos, o homem é o único que, por causas patológicas ou deploráveis maus hábitos, ás vezes respira pela boca. Respiração errada. O nariz não foi feito para compor um elegante perfil. Deus o pôs no meio da nossa face para com ele realizarmos sadiamente o ato de respirar.

Os inconvenientes da respiração bucal são de dupla natureza: físicos e prânicos.
Os de ordem física começam com a insuficiente alimentação de ar nos pulmões. Os que respiram pela boca são permanentemente martirizados por uma asfixia parcial, além de serem mais sujeitos às infecções por germes do ar. O nariz é um filtro contra poeiras. Graças à ação bactericida de seu muco, livra-nos de insidioso invasores. É também um radiador natural que aquece o ar frio do inverno, antes de chegar aos pulmões.

A dificuldade de respirar pelo nariz começa quase sempre na infância, e é quando se forma o hábito de respirar pela boca.

A ciência dos tatwas ensina que na pessoa sadia a respiração se faz mais fortemente por uma narina do que por outra, variando o lado de duas em duas horas. Durante duas horas, a narina direita funciona mais fracamente do que a esquerda para, depois de duas horas, mudar e então é a esquerda que mais trabalha. Não sei se a ciência ocidental já se apercebeu deste fenômeno. Isto implica em saúde e harmonia com o cosmos. As pessoas que sofrem de nariz entupido de um dos lados gozam menos saúde do que os que respiram normalmente. Por isso deveriam aprender a conservar em bom estado de funcionamento ambas as narinas.

Das fossas nasais, a que mais freqüentemente funciona mal é a esquerda, por onde se faz a inspiração da corrente negativa THA. "Ora, diz Kerneiz (Comment Respirer; Èditions Jules tallandier, Paris), certos biologistas contemporâneos, como o doutor Thijenski, consideram precisamente como uma das causas e igualmente um dos principais sintomas do envelhecimento a insuficiência de ionização negativa nos fenômenos humanos."

Agora que expusemos o ônus de uma respiração defeituosa, estamos na obrigação de indicar técnicas yogues que a possam corrigir e curar.

___


- Como corrigir a respiração deficiente

Como os exercícios de pranayama são quase todos executados usando somente o nariz, antes de iniciar um deles é preciso ter as fossas nasais totalmente desimpedidas.
Talvez nenhuma técnica yogi seja necessária quando se trata de uma pessoa que respira pela boca devido ao mau hábito formado em época em que, por um qualquer defeito anatômico ou fisiológico, teve dificuldade em respirar pelo nariz. Neste caso, só é preciso uma boa dose de propósito de livrar-se do hábito.

Para desobstruir uma das narinas, coloque na axila do lado oposto um volume como o de um livro, ou o punho fechado. Dentro de minutos, o desentupimento se dá. É só ter um pouco de paciência. Logo que obtiver o que deseja, desfaça a pressão, senão vai entupir a narina do mesmo lado. Se estiver na cama, é suficiente deitar-se sobre o lado desobstruído, para em poucos instantes livrar a narina que estava entupida. E ainda há quem não admita a existência dos nadis...

A lavagem do nariz ou vyut-krama consiste em aspirar água pelo nariz e cuspi-la pela boca. A sucção se faz mais com a faringe do que com as narinas. A água deve ser fervida, com uma solução de 7% de sal de cozinha (melhor o sal bruto) e em temperatura tépida. Às primeiras vezes a coisa é desagradável, mas o desconforto desaparece em poucos segundos.

Alguns exercícios de pranayama também são formas eficazes de limpar o muco das narinas além de não deixar de ser um tratamento preventivo para quem as pratica.

Existem algumas técnicas que consistem essencialmente em pronunciar ou sobretudo em cantar certas sílabas de maneira a fazer vibrar as paredes das vias respiratórias. Seguem algumas descritas por Kerneiz:

A sílaba mais própria a fazer vibrar a cavidade torácica mediana é FREM; é preciso tentar um pouco para obter o justo som; apoiando ligeiramente os dedos sobre o peito, deve-se sentir a vibração.

OM, a sílaba sagrada, faz voltar a parte superior da caixa torácica e a base da garganta.

YUM à parte superior da garganta e alto da glote.

VAM ao alto do véu palatino e a parte posterior das cavidades nasais.

MAM à parte média do véu palatino e das cavidades nasais.

SAM aàparte anterior do véu palatino e das cavidades nasais.

Podem-se obter vibrações um pouco diferentes e mais acentuadas substituindo o M final por N.

A emissão prolongada e repetida dessas silabas sobre um som musical e as vibrações que elas determinam tem por efeito purificar as vias respiratórias e livrá-las de todo excesso de muco; exercendo ação tonificante que tende a imunizá-las contra todas as infecções menores de que se tornam sede.


Fnte: do livro "AUTO PERFEIÇÃO COM HATHA YOGA" - Hermógenes

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails