domingo, 1 de novembro de 2009

Mantras - O Que São?




Mantras

Mantra são sons de poder. É uma seqüência de palavras, frases ou sílabas, que são extremamente valisos quando entoados corretamente. Um dos mantras mais conhecidos é o OM.

São fórmulas métricas decompostas por meio dos sons, onde as palavras se juntam, formando frases e versos de profunda vibração.
A palavra mantra deriva da raiz "man" que significa mente ou pensamento. O sufixo “tra” quer dizer controle ou instrumental. Assim, mantra pode ser definido como o veículo ou o método para a liberação da mente, através do próprio poder ou controle mental.
Segundo vários textos clássicos o universo é formado por 50 vibrações-mães que, através do yoga, foram reveladas aos sábios e aos yogues num passado remoto. Essas 50 vibrações formam o "caminho dos sons cósmicos". Cada um dos mantras que o compõe é uma fórmula cuidadosamente preparada, atuando no universo interno ou externo.
Este potencial se origina diretamente das letras do alfabeto sânscrito. Como um reflexo grosseiro do sutil, essas letras-vibrações são inseparáveis da Consciência.
O mantra é, acima de tudo, uma "forma física" concentrada composta de sílabas nucleares que têm propriedades energéticas correspondentes.
De acordo com os ensinamentos tântricos, um mantra é a própria manifestação do Absoluto (Shabda Brahma) em seu aspecto sonoro. O mantra pode ter duas características distintas: o que não vibra e só pode ser sentido pelo praticante de yoga cujos sentidos estão voltados apenas para o seu interior; e o que vibra e pode ser sentido e praticado por qualquer pessoa.

O mantra pode ser individual ou coletivo. No primeiro caso ele será transmitido de mestre para discípulo, dentro de um sistema de iniciação todo especial e secreto, não podendo, em nenhuma circunstância ser transmitido a nenhuma outra pessoa.
Quando impessoal ou coletivo, é praticado de diversas formas por uma ou mais pessoas.
Os mantras impessoais, ao contrário do individual, poderão ser praticados em qualquer local e a qualquer momento, embora para dar resultado allguns procedimentos devem ser observados.

Fonte: Texto “MANTRAS, SONS DE PODER” de Elisabeth Cavalcante

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails