quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pilates x Yoga

Pilates x Yoga

Tenho estudado ultimamente sobre pilates.

Muitas pessoas me perguntam se Pilates é diferente de Yoga. E eu sempre respondo: "Sim e Não".
Como?

Bom, a Yoga é uma linha extremamente antiga enquanto que o Pilates é uma técnica (isso mesmo, "técnica") mais recente. Para mim é bem claro que Joseph Pilates (criador do Pilates) sintetizou muitos dos ásanas do Yoga e os utilizou de forma eficaz na técnica que desenvolveu.
Joseph Pilates transformou os ásanas em exercícios físicos e os associou à aparelhos desenvolvidos especialmente para à prática do Pilates. Tivemos ainda a inclusão das bolas (Bola Suíça) que deu origem à outra modalidade de Pilates e também do famoso "tapetinho", na modalidade de Pilates Solo ou "Mat Pilates". E tudo isso é digno de um post mais específico e detalhado sobre o assunto.

Voltando ao tema deste post, como o Pilates utiliza muito dos ásanas do Yoga, não posso dizer então que "fisicamente" se tratam de "técnicas" diferentes.  Ambos buscam a melhoria do corpo,  especificamente músculos, ossos e articulações. Lembrando que o Pilates foi criado primeiramente com o intento único de reabilitação de movimentos e que hoje em dia já vem sendo utilizado também como "prática corporal" e até mesmo como forma de reeducação postural.

Entretanto coloco uma ressalva que acredito ser o principal diferencial entre Yoga e Pilates. A Yoga não trabalha especificamente na reabilitação, coisa em que o mais indicado seria mesmo o Pilates. Mas  a Yoga vai um pouco mais além do que o Pilates pois trabalha com a harmonia do corpo, órgãos e pensamento, trabalhando com sentimentos e estados de ânimo de cada ser. Ou seja, trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, coisa que não é visto no Pilates.
Outra diferença é que na Yoga os movimentos não são repetitivos e a permanência nos ásanas deve ser a máxima possível, dentro do limite de cada um. Já no Pilates, os movimentos geralmente são repetitivos e a permanência tende a ser menor.
Ah, e não posso me esquecer da respiração. No Pilates a inspiração é pelas narinas e a expiração é pela boca. Na Yoga, a respiração (inspiração e expiração) será sempre pelas narinas (salvo alguns exercícios específicos).


Contudo, vejo sempre que Yoga e Pilates utilizam fundamentos iguais só que aplicados de forma diferente.
Portanto, se você necessita recuperar sua saúde física (exclusivamente) frente à uma lesão, trauma, problema postural, opte pela prática do Pilates. Procure por profissionais na área que preferencialmente tenham uma formação específica em Educação Física, Fisioterapia ou áreas correlatas ou curso reconhecido de Pilates.
Se você precisa realinhar ser corpo, melhorar sua postura, dormir melhor, controlar certos estados mentais e ânimos, ganhar consciência corporal e conhecer a sí mesmo, opte então pela Yoga. Não que com a prática de Pilates você não consiga alguns dos efeitos acima descritos, só que com a yoga os efeitos serão mais rápidos e você passa a reconhecer as melhorias alcançadas e passa a ter consciência de tudo que acontece no seu organismo e tudo o que lhe afeta. Além do mais, a Yoga nãos se restringe unicamente aos ásanas, mas também às práticas respiratórias, mantras, relaxamento entre outros. A primeira mudança com a prática da Yoga é a do estado de espírito, pode acreditar.

Se Pilates é diferente de Yoga? "Sim e Não": "Sim" porque o Pilates não abrange tanto quanto à Yoga, e é mais direcionado à reabilitação do corpo pós-trauma. E "Não" porque ambos buscam a melhoria física através dos ásanas.

Quer comparação de ásanas melhor do que as fotos deste post? A primeira é a "invertida sobre os ombros" utilizando os aparelhos de Pilates. A segunda é sob o ponto de vista da Yoga (sem o aparelho).

Quero deixar bem claro que este post é "minha visão" sobre Pilates e Yoga. Como praticante das duas modalidades, fico mais a vontade para deixar minhas impressões e não quero ferir nem desmerecer nenhuma das técnicas, ok?

Um comentário:

Ale disse...

Olá! Gostei muito das suas dicas. Esclarecedoras! Tinha muitas dúvidas sobre qual escolher e agora consegui ter uma visão geral sobre yoga e pilates. Obrigada!

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails