terça-feira, 21 de junho de 2011

Alguns Acessórios Para a Prática de Yoga

 Alguns Acessórios Para a Prática de Yoga

Particularmente, existem alguns acessórios os quais não gosto muito de utilizar na prática. Prefiro utilizar o próprio corpo, a isometria, para conquistar as posições aos poucos.

Entretanto, em alguns casos é de importante valia o uso dos acessórios - principalmente para os iniciantes e pessoas que tenham algum tipo de lesão. Nestes casos, os acessórios podem ser importantes aliados.

A função principal dos acessórios é acentuar a prática de determinado ásana ajudando o praticante a tirar o máximo proveito da posição.
Vamos então conhecer alguns desses aliados?


- Tapete de E.V.A. (pilates mats):

São os típicos tapetes "emborrachados" (quanto mais espesso, melhor) sobre o qual você realiza a prática. Servem de apoio e amortecedor para joelhos, mãos, cotovelos, alto da cabeça, tornando a superfície de contato mais "macia". Sua estrutura absorve impacto além de evitar escorregões.
É muito melhor do que os "colchonetes" utilizado na ginástica pois não enruga e sua espessura emborrachada, como já disse, absorve impactos de forma mais eficiente.


- Blocos de E.V.A.: 

São peças sólidas de espuma ou de madeira, e são úteis para iniciantes, especialmente, para a realização de asanas de pé, ajudando a aliviar a pressão de colocar a mão (ou cabeça) no chão. Ao levantar a superfície algumas polegadas, você pode aliviar a pressão sobre o grupo muscular trabalhado ao fazer a postura. 
Certifique-se de são retas e desempenadas, para evitar quedas e oscilações posteriores.


- Cintos: 

Geralmente com um centímetro de largura (alguns são um pouco mais largos, outros mais estreitos) e vários metros de comprimento. Eles ajudam em reclinações e alongamentos onde as mãos não alcançam, ou quando o pé está fora de alcance. 
Usar um cinto pode ajudá-lo a obter o benefício da postura sem arriscar machucar-se. 
Certifique-se de que seu punho é longo o suficiente para ser utilizado, e ele deve ser uma peça única, em vez de uma costurada ou presa, que poderia rasgar após uma utilização contínua.


- Almofadões (bolsters): 

Úteis complementos para reclina-se e sentar-se. Por aliviar a pressão sobre as costas, eles ajudam o praticante a aumentar o relaxamento e aliviar o stress físico sobre o corpo. Devem ser testados para ter o nível adequado de espessura e dimensões para o seu tipo de corpo. Verifique também as costuras para garantir que elas sejam retilíneas e bem costuradas. Você pode querer investir em uma capa lavável para reduzir o risco de alergias pelo acumulo de sujeira ou manchas de utilização continua.


- Cobertores para yoga: 

Podem ser utilizados de várias maneiras - como agasalho na meditação, para manter o calor do corpo nas posturas, bem como para dar estabilidade nas posturas sentadas. Procure por um cobertor colorido em um padrão ou textura que seja esteticamente agradável para você, e um material que não seja áspero ou desconfortável. Além disso, certifique-se de que selecionou um cobertor lavável, especialmente se você o usará em grupo na classe.


- Almofadas de meditação:  

São úteis para conseguir uma postura sentada confortável, o que é necessário para uma significativa prática de meditação. Existem muitas variedades e tipos. Tal como acontece com os almofadões, certifique-se que selecionou a almofada que se encaixa ao seu tipo físico, e que seja confortável e bem-feita. Também aqui, talvez você queira uma capa removível e lavável.



Fora os acessórios acima, temos ainda alguns itens que podem "incremetar" a sua prática:

- CDs:

Nada melhor do que uma música relaxante, new age, mantras

- DVDs:

Hoje em dia é comum encontrarmos (até mesmo nas bancas de jornal) DVDs com aulas práticas


- Incensos:

Para quem não é alérgico, um bom incenso (de qualidade e marca conhecida) é outro item que agrada muito os praticantes


- Velas:

Seja para iluminar ou decorar o ambiente e até mesmo para exercícios de concentração


- Bola Suíça:

Utilizada vastamente no Pilates, a bola suíça também é um acessório que pode ser incorporado à Yoga.



- Lota:

Este charmoso "bulinho" é utilzado em alguns dos kriyas da yoga, como o chamado jala neti.
O jala neti consiste em deixar correr água pelas fossas nasais de modo a higienizá-las e descongestioná-las.



Quer conhecer alguns sites que vendem esses acessórios?
Então confira:

www.Gaiam.Com
www.HuggerMugger.Com
www.WaiLana.Com
www.YogaAccessories.Com
www.YogaProps.Net

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails